Translate

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Doce de nespera

A minha amiga Conceição D, ofereceu-me uma grande quantidade de nesperas. Resolvi fazer doce ,pois este é um fruto que até o caroço se aproveita.
Comecei por descascar e partir as nesperas aos pedacinhos. Pesei e juntei a mesma quantidade de açúcar.

Desta vez fiz o doce na Masterchef ( 3 vezes Menu 1), mas pode ser feito numa panela normal ou mesmo na Bimby. Como eram um pouco ácidas ,o doce demorou mais tempo do que o costume ( +- 1 hora e meia).Não triturei porque gosto se sentir os pedacinhos de fruta, mas quem quiser pode fazê-lo.




Disse que os caroços desta fruta se aproveitam. É verdade! Põem-se os caroços a macerar em álcool a 70º ( aqui em S. Miguel existe um álcool próprio,que se destina à confeção de licores). Fica assim durante uns meses e, no mês de outubro faço um licor maravilhoso já a pensar no Natal ( diz quem prova que faz lembrar amendoa amarga). Aguardem ,pois, pelo mês de outubro,eheh.



13 comentários:

  1. Gosto muito deste fruto, mas em doce nunca comi!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Que delicia Márcia, por aqui no continente ainda não estão maduras. Nunca provei o doce, mas acho que vou gostar;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. 2 óptimas sugestões! Dá para substituir o álcool por aguardente? :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lilia. Claro que dá,mas como disse, aqui na ilha costumamos usar um álcool próprio para fins culinários, nesse caso, o licor.
      Bj e obrigada por comentares.

      Eliminar
    2. Obrigada Márcia :) Quando tiver quantidade suficiente de caroços vou experimentar fazer. Beijinhos

      Eliminar
  4. Wow! I love this fruit, so the jam must be delicious!!!
    Thanks!

    Love,
    Crazy Yorkie

    ResponderEliminar
  5. Márcia também adoro doce de nespera, mas sentindo os pedacinhos. Já experimentaste comer com os biscoitos daí? Quando a avó fazia este doce eu gostava de acompanhá-los com os biscoitos!!
    Bjocas
    Ione

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito do fruto, mas nunca comi doce. Quando houver nesperas vou fazer.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Eu adoro nesperas, mas nunca comi doce de nespera, deve ser delicioso.
    Gostei imenso da sugestão de aproveitamento do caroço.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olha gostei imenso do licor com os caroços, não sabia que se podiam aproveitar!!!!!

    ResponderEliminar
  9. Márcia, esse doce ficou com ótimo aspeto. sei por experiência que é muito bom. Quanto ao licor, não o conheço, mas estou muito curiosa para ver depois.

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Olá Márcia, deixei resposta ao teu comentário, mas podes não ver, e cá estou eu. Fiquei muito contente que tenhas gostado, as propriedades da beterraba são formidáveis, se as pessoas soubessem, comiam-na todos os dias. Eu também vou misturando outras frutas, sou suspeita porque gosto muito.
    Um beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar