Translate

domingo, 17 de junho de 2012

Cozido à portuguesa nas Furnas

A minha querida amiga Ana Paula lembrou-me que vou postar a minha centésima receita deste ano. Pois nada melhor para celebrar este número do que  um cozido típico da ilha de S. Miguel: um cozido no solo vulcanico.
Fui passar o fim de semana ao lindíssimo vale das Furnas e resolvemos fazer para o almoço de domingo este saborosíssimo cozido. Faz-se tudo em crú na panela e vai a enterrar no chão vulcanico durante 7 horas ( o meu marido e o meu irmão levantaram-se às 6 horas da manhã!!). Por volta da uma hora da tarde estava pronto... e que delícia nos esperava.


                             Vista da Lagoa das Furnas

                                  As famosas caldeiras



               A cova onde o nosso cozido esteve enterrado durante 7 horas.



               Vista do interior da panela. No ar um delicioso cheirinho...



Tenho pena de não ter um prato preparado,mas penso que ficaram com uma ideia. Bom apetite.

21 comentários:

  1. BEM BOM, só quem já comeu o pode avaliar e o seuficou com excelente aspecto.


    bjs

    ResponderEliminar
  2. Márcia que coisa mais linda...
    E que lugar espetacular..
    O gosto deve ser maravilhoso né?
    Hummmm.. Fiquei com água na boca..
    Beijinhos
    Sheila

    ResponderEliminar
  3. QUERIDA MÁRCIA,
    O LUGAR É MESMO LINDO É MUITO BOM PASSEAR SENTIR O
    CHEIRO DA NATUREZA.
    QUE FARTURA, QUANTAS DELÍCIAS!

    BEIJINHOS ♥

    ResponderEliminar
  4. O que eu desejava ir aos Açores só para comer esse cozido!!! E claro conhecer as ilhas!
    Disseram-me que o cozido das furnas é melhor que o que se faz pelo Continente!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. JÁ VI NA TV E ACHEI MUITO INTERESSANTE.
    ACREDITO QUE SEJA UMA MARAVILHA ESSE COZIDO.
    BJS

    ResponderEliminar
  6. Márcia, esse cozido deve ser mesmo espectacular, todas as pessoas que já o experimentaram, dizem maravilhas.
    Obrigada por partilhares ;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Ui...que grande manjar!! :D Deve ser mesmo único comer essa grande maravilha feito digamos que..."naturalmente" :D

    Quando um dia lá for tenho que o comer :)

    ResponderEliminar
  8. Happy 100th recipe!!!

    You know I am always on top of things...
    A very nice presentation of our "cozido das furnas". Everything looks so good, what a feast you had!!!

    Love,
    C. Yorkie

    P.S. You are also my special friend:)

    ResponderEliminar
  9. Que delícia,eu adorei as fotos e saber como feito beijos

    ResponderEliminar
  10. este ano ainda nao comi mas ao ver o teu deu-me ca uma vontade de fazer aiai o teu esta 5* assim como as fotos bravo bjs e parabens aos chefes

    ResponderEliminar
  11. Marcia.nem vais acreditar,nasci e vivi na Ilha de S.Miguel ate aos 16 anos de idade,ha 7 anos atraz fomos visitar a nossa Ilha, e nunca comi cosido das caldeiras,parece mentira mas e verdade,para a proxima vez que vaia visitar tenho de provar essa delicia!

    Fiquei com agua na boca!
    beijinho

    ResponderEliminar
  12. Já experimentei e, se ao início achei o seu sabor meio estranho, no final já apreciei!

    ResponderEliminar
  13. Olá:)

    Acredito que seja uma delícia! Infelizmente nunca tive o prazer de apreciar a sua confecção e depois apreciá-lo no prato. Mas quem sabe um dia...
    Acho fascinante a preparação do cozido nas furnas:)

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Olá, Márcia! O aspeto é delícioso, assim como deve ser o gosto.
    É sempre um dia bem passado.
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Já estive ai quando era pequenina!!! Lembro-me dessas imagens!! :)
    A comida ficou com um aspecto fantástico!
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  16. É dos meus pratos favoritos, faz tempo que não como, la terei eu que fazer fiquei de aguá na boca.
    bj

    ResponderEliminar
  17. Que boas lembranças me trouxeste agora!! O ano passado estive aí de férias e como não poderia deixar de ser provamos o cozido!Que maravilha, que sabor único, adorei!! Aliás vives numa ilha linda, adorei=) Que saudades! beijinho

    ResponderEliminar
  18. Olá!
    Também publiquei uma vez "esta receita", acho que há dois anos quando estive aí. Adorei e agora fiquei cheia de saudades. Mas ainda ontem falava com a minha amiga que só daqui a dois anos devo conseguir voltar aos Açores.

    ResponderEliminar
  19. Olá Márcia
    adoro o cozido das furnas, embora nunca tenha ido ai, em Lisboa á um Restaurante que se chama "Espaço Açores" e fazem este cosido, eles fizeram uma espécie de furnas na cozinha e o cozido sabe de maneira diferente do nosso típico á portuguesa, é bom , mas não deve ser a mesma coisa.

    Bjkas

    ResponderEliminar
  20. É mesmo por causa desse cozido também que tenho de ir a São Miguel ;) O gosto deve ser único, mas também em atrai todo o ritual que envolve a sua preparação e a forma algo arcaica como é feito :) Gostava muito de ter esta experiência. Para breve ;)

    ResponderEliminar