Translate

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Lombinho de porco com geleia de pimenta

Tinha visto esta geleia de pimenta no blog da Rosinha (Cozinhaterapia) e logo me chamou a atenção,por nunca ter feito uma geleia que fosse simultaneamente doce e picante. Fiquei com ela "debaixo do olho" e hoje surgiu a oportunidade de a fazer, para acompanhar uns lombinhos de porco. Devo dizer que foi um sucesso e que fica perfeita com este tipo de carne.


Para os lombinhos (usei a receita a minha amiga Conceição Q,)
Cortam-se os lombinhos no sentido horizontal e temperam-se com alhos picados,flor de sal e sumo de limão. Ficam a marinar durante 2 horas,pelo menos.

Fritam-se em manteiga até ficarem dourados. Na mesma frigideira,junta-se bacon em pedacinhos,tiras de pimenta (usei pimentão vermelho) , cogumelos e um cálice de vinho do Porto. Tapa-se a frigideira e deixa-se estufar durante 15 minutos,com o lume no mínimo.

Geleia de pimenta:

4 pimentas picadas,mas sem as sementes ( usei malaguetas)
1 maçã descascada e ralada ( usei a Bimby)
1 chávena de açúcar
2 dentes de alho picados
sumo de uma laranja grande ( 200 ml+-)
um pouco de flor de sal ( meia colher de café)

Num tachinho levar todos os ingredientes ao lume e sem mexer, deixar ferver em lume brando, durante 20 minutos exatos.

A geleia ganha consistencia quando arrefece.


Transfira para um recipiente e,depois de usar, guarde o restante no frigorífico.


Espero que gostem. Nós gostamos e muito .

41 comentários:

  1. Eu adorei esta ideia!! A geleia dá o toque final sem dúvida!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Amiga esta combinação ficou perfeita. O sabor deve ter ficado maravilhoso. Amei! Um ótimo final de semana. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Márcia, eu também adoro colocar um pouco de malagueta em quase tudo, o L. diz que já vai sendo um vício, mas acho que dá um toque diferente à comida.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Oi Minha Amiga,
    Adorei o Lombinho de Porco com Geleia de Pimenta
    A Pimenta dá um toque especial nas Receitas


    Beijos e um Maravilhoso Final de Semana
    Andrea

    ResponderEliminar
  5. Olá Márcia,
    Que bela refeição e essa geleia de pimenta deve ser mesmo boa!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito desta sugestão que combina muito bem com a carne.
    bjs

    Mariana

    ResponderEliminar
  7. oi Márcia,essa receita de geleia e perfeita para acompanhar lombo suíno,que bom que vcs gostaram,bjs Rosinha

    obrigada por vc mencionar o blog bjs

    ResponderEliminar
  8. Olá Márcia que receita maravilhosa, tudo combina e realça o sabor, obrigada por compartilhar conosco beijos Luci

    ResponderEliminar
  9. Márcia, este prato deve ter ficado uma delícia com a combinação de uma geleia tão original!Dá mesmo vontade de experimentar.

    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Que delícia Márcia!
    A junção da geleia de pimenta com a carne deve ter ficado perfeita!
    Ótima sugestão!
    Beijos...Magda

    ResponderEliminar
  11. òtima sugestão ,passando para desejar uma ótima semana!

    ResponderEliminar
  12. Achei esse geleia muito interessante e quero muito fazer
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. nao conhecia mas ao ver a tua deu-me vontade de fazer gostei mt bjs e ogrigada pela partilha bd

    ResponderEliminar
  14. Márcia,
    ainda não provei dessa geleia, mas sei que combina
    muito com carne de porco, seu prato ficou lindo e
    irresistível! Adorei!

    Beijinhos, ótima semana!

    ResponderEliminar
  15. Olá querida Márcia, eu já experimentei geleia de pimenta e gostei muito, o sabor é maravilhoso, ainda quero fazer... com a carne de porco deve ser uma combinação perfeita, amei!
    Beijos e ótima semana,
    Oslaine

    ResponderEliminar
  16. A geleia é muito interessante, nunca provei! Deve combinar muito bem com carne de porco!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  17. Que delicia! Gostei muito da sugestão! Nunca experimentei e vindo desta cozinha tenho a certeza que fica divinal!

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  18. Hummmmmm minha amiga linda que coisa mais apetitosa..
    Tudo o que gosto..
    Carninha de porco e pimenta..
    Eita lelê que eu me acabaria nesse pratinho..
    Quanto a geleia de pimenta, menina o que é isso em?
    Adoraria experimentar.. deve ter um sabor maravilhoso..
    Hummmmmm

    Eita que saudade desse cantinho..
    Essa semana que passou foi por demais tumultuada, não consegui nem responder os comentários.. mas estou fazendo isso agora e indo visitar as pessoas que adoro.. assim como você..

    Um beijo carinhoso e uma noite especial viu?

    ResponderEliminar
  19. Marcita sempre tive vontade também de experimentar geléia de pimenta, o sabor deve ser único, essa mistura de doce picante. Gosto muito de pimenta e acompanhada com esse lombinhos suculentos, ficou perfeito. Adorei. Beijinhos amiga, ótima semana

    ResponderEliminar
  20. Olá, Marcita,

    Só agora pude entrar na Internet, o meu domingo foi cheio de atividades fora de casa, rsrs. Huumm este lombinho deve ter ficado uma delícia, a geléia de pimenta combina muito bem com carnes. Por cá tivemos uma fase de vício em geléia de pimenta, agora eu já não tenho nem mesmo uma industrializada que as meninas haviam comprado, porque acabou. É hora de fazer de novo a geléia caseira.

    Beijo e boa semana!

    ResponderEliminar
  21. OI QUERIDA
    Amei a receitinha me parece que ficou super deliciosa.A magia da vida consiste em você derramar amor por onde passar e acrescentar gestos de carinho á todos que cruzarem o seu caminho. Tenha uma Boa semana!Com carinho
    Ana

    ResponderEliminar
  22. Um prato cheio de charme, beijo Lisettte.

    ResponderEliminar
  23. Márcia, tens um selinho no meu blog!

    Beijinhos e boa semana*

    ResponderEliminar
  24. Olá minha amiga, resultou na perfeição e adorei essa refeição, muito boa aparencia e até fiquei com água na boca.

    Beijinhos e uma feliz semana.

    ResponderEliminar
  25. Hunnn calhava mesmo bem agora para o meu almoço

    Beijokas

    ResponderEliminar
  26. Querida amiga,

    Decerto tão deliciosa quanto invulgar essa geléia de pimenta que também deveria fazer sucesso cá por casa !

    Adorei a idéia de a usares no lombo, a combinação de todos os ingredientes parece-me irresistível ! :))

    Beijinhos minha linda

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  27. Também vou marcar para fazer, tenho lá um lombo de porco que fica já destinado!
    Bjs

    ResponderEliminar
  28. Olha, estou interessadíssima nessa geleia, gostei muito!!!
    Beijinhos, boa semana!
    Madalena

    ResponderEliminar
  29. Oi, Márcia!
    Que delícia e que combinação diferente. Amo lombinho e as carnes de porco. E com lombo, praticamente tudo combina! Parabéns!
    Uma ótima semana para você!
    Abraços.
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderEliminar
  30. Nossa...eu comeria tanto esse prato mais tanto que iria ficar sem fome durante dias....esta realmente lindo e apetitoso....aiaiai tenho que ir ali na cozinha agora...=P

    Beijocas

    http://virandocomida.blogspot.com

    ResponderEliminar
  31. Oi Márcia
    Nossa, sua receita ficou uma delícia. Deu água na boca só de olhar. Gostei muito de seu blog, já estou te seguindo! Pena que estou numa reeducação alimentar e tenho que me abster um pouco de suínos.
    Bjos. Fique com Deus!
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  32. Achei muito interessante,e adorei o pratinho de lombinhos!
    beijinho

    ResponderEliminar
  33. Olá de novo :-)
    Deixei um selo para ti no meu blog, estás a vontade para o aceitares ou não

    Beijokas
    Sabores leves

    ResponderEliminar
  34. Adorei o pratinho Márcia.
    Vou experimentar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  35. Gostei da geleia, deve ficar bem saboroso mesmo hein?
    Beijãoooo

    ResponderEliminar
  36. Menina, adoro geléia de pimenta! Super dica e ótima receita! Adorei!
    Beijos e te desejo uma ótima quarta-feira!
    CamomilaRosa

    ResponderEliminar
  37. Que delícia de aspecto estes lombinhos :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  38. Márcia, gostei imenso da geleia, vou fazer no fim de semana.
    Bjinhos

    ResponderEliminar