Translate

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Pretzels

Quando vi estes pretzels no Facebook, feitos pela amiga Raquel P. pareceram-me muito apetitosos. Pedi-lhe a receita e ela, muito gentilmente como é seu costume, forneceu-ma logo. Fazem-se rápido, tal como eu gosto, isto claro se não contarmos com o tempo para levedar. Foram muitíssimo apreciados cá em casa e são ótimos para um lanche.


























Receita (  Pastelaria, Padaria, Conservas. Círculo de leitores):  


500 gr de farinha
1 colher de chá de sal fino
2 colheres de chá de açúcar
1 saqueta de fermipan ( ou 25 gr de fermento fresco)
250 ml de leite
50 gr de manteiga
1 ovo
sal grosso par polvilhar ( ou sementes de sésamo ou de papoila )


Na Bimby coloque o leite, o açúcar, o fermento e 3 colheres de farinha. Bata 1 minuto, temperatura 30º,velocidade 3. Quando a mistura se apresentar espumosa, adicione a  farinha juntamente com a manteiga. Bata 3 minutos velocidade espiga. Deixe levedar até duplicar de volume. Pressione a massa para retirar o excesso de gás e divide-a em porções de 50 gr.




Role cada porção sobre uma bancada polvilhada com farinha até obter tiras de 50 cm de comprimento.

Dobre uma das extremidades em direção ao meio e pressione.

Dobre a outra extremidade na direção oposta e pressione. Pincele com ovo batido e polvilhe com sal grosso ( ou sementes de sésamo ,chia ou papoila). Deixe levedar 10 minutos.



Leve ao forno durante 12 minutos até que estejam bem dourados.



























Fiz também com este feitio :




















































Espero que gostem.


12 comentários:

  1. So falta mesmo um cafe. Aqui na Suiça costumam abrir um pretzel ao meio e barrar com manteiga.

    ResponderEliminar
  2. Que lindos Márica :)
    Também tenho muita vontade de experimentar estão perfeitos os teus.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ola Marcia minha linda...

    Espera lá um pouco que eu vou tirar o meu aviao da garagem, assim que estiver a sair eu telefono-te para fazeres o cafezinho para acompanhar com estes teus pretzels que estao com um aspeto para lá de deliciosos... Hummmm!!

    Receita anotada irei fazer aqui em casa sem duvida!!


    Beijocas

    Magy

    ResponderEliminar
  4. Olá Márcia!
    Estes pretzls são uma delícia.
    Faz-me lembrar uns que a minha mãe fazia quando éramos pequenos, até levávamos para a escola e dividirmos com os colegas, por cima não punhamos as famosas sementeiras.,punhamos açúcar.
    Bomuito fim de semana.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Márcia
    São perfeitos para o lanche acompanhados de saboroso cafezinho. Olhe que deu água na boca minha amiga.
    Um beijo com carinho

    ResponderEliminar
  6. Deliciosos, como tudoo que fazes!!! Bjocas.

    ResponderEliminar
  7. Adorei!!!!!

    Acho delicioso.

    Bjos

    chuvadecamelias.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Ficaram lindos Márcia, apetece comer um!
    Bom ano e um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Minha querida !
    Adoro pretzels e os seus ficaram muito atraentes,o sabor então. .. E,acredite, ainda não fiz essas delícias por aqui! Lá vou eu com sua receita direto para minha cozinha. ..
    Estive ausente por todos esses dias socorrendo e cuidando de nossa cachorrinha, Tati.Ela esteve muito mal,precisou ser operada às pressas e ficou internada por uma semana.Foi uma loucura,quase a perdemos,mas agora se recupera e assim,tudo vai voltando ao normal.Senti muita falta de visitar as amigas e de postar,mas estou voltando. ..
    Um beijinho ,lindo domingo, Katia.

    ResponderEliminar
  10. Márcia, minha querida, os teus pretzels ficaram fantásticos! Devem ser deliciosos, eu adoro pretzels! Fazes coisas tão boas! Assim não vale, é difícil resistir e depois o ponteiro da balança começa a subir...eheh!
    Bjs e bom fim de semana!
    Vanda

    ResponderEliminar
  11. Hummmmm..... Tão apetitosinhos e perfeitos!!! Quero experimentar!
    Beijocas, bom domingo!

    ResponderEliminar
  12. Parecem muito bons, acho as formas muito giras! Também quero fazer :)

    ResponderEliminar