Translate

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Stollen de gengibre e laranja

Fala-se em massas lêvedas e o meu "radar" fica logo alerta, rsrs. Esta receita, embora ainda com um ar natalício, foi feita  para sobremesa do passado domingo.Tal como tinha suspeitado, trata-se de uma autentica delícia. O sabor das frutas conjuga-se perfeitamente com a massa pouco doce e , por isso, nada enjoativa. Como estamos no inverno e se trata de uma massa pesada, resolvi prepará-la e deixá-la a levedar de véspera,mas podem fazê-la no próprio dia.

Stollen ( receita do blog Orquestra de panelas)




























Ingredientes:

1/2 chávena de sultanas
1/3 de chávena de gengibre cristalizado
1/3 de chávena de amêndoa laminada
2/3 de chávena de rum ( usei aguardente, pois não tinha rum)
225 gr de manteiga
1/3 de chávena de leite
raspa de uma laranja
cerca de 500 gr de farinha ( pode ser preciso mais ou menos)
1 pacote de fermento de padeiro ( 11 gr)
1/2 chávena de açúcar + algum para polvilhar
3 ovos
baunilha, gengibre em pó, noz moscada e cardamomo a gosto



Na véspera coloque as sultanas e o gengibre cristalizado numa taça com o rum e deixe a macerar tapado.

Método Bimby:

Colocar a casca de uma laranja com o açúcar no copo e programar 20 segundos, velocidade 9. Se for preciso, volte a pulverizar mais uns segundos. Reserve.

Leve a manteiga (200gr) com o leite a aquecer no micro-ondas e deixe amornar.

Junte a farinha, o fermento, as especiarias e o açúcar aromatizado no copo e , com o turbo, misture tudo. Acrescente os ovos, um a um e o leite com a manteiga. Programe 30 segundos velocidade 4 e 5 minutos velocidade espiga. Volte a programar mais 5 minutos velocidade espiga ( no total são  10 minutos).

Deixe repousar até a massa levedar ( como disse, amassei a minha e deixei a levedar durante a noite).

No dia seguinte ( ou depois de ter levedado) junte as frutas que estiveram a macerar no rum e volte  a programar 1 minuto, velocidade espiga,para as envolver.


Forme um rolo ( ou como eu fiz) unte uma forma e coloque lá a massa. Deixe descansar mais um pouco. Não deverá levedar muito devido ao rum,mas deverá descansar mesmo assim.

Aqueça o forno a 180º e coza o stollen durante 40 minutos ( depende dos fornos). Retire do forno e enquanto ainda está quente, pincele com a restante manteiga derretida e polvilhe-o com a amêndoa laminada e com o açúcar granulado.Isto vai criar uma crosta protectora muito agradável.

Quando estiver frio polvilhe-o com bastante açúcar em pó.














































































Ficou muito bom!!!! Espero que gostem.

Hoje, em S. Miguel, é Dia de Amigas. Para todas as que por aqui passam, desejo um feliz dia de amigas.













20 comentários:

  1. Já fi um do livro 200 receita pão e gostei muito
    Esse ficou lindo e tem um aspecto de quero mais...

    ResponderEliminar
  2. Márcia, fiquei deliciada e a salivar, estou com vontade de experimentar, será que me desenrasco sem bimby? Bom resto de dia de amigas. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ando há imenso tempo para experimentar o Stollen, até tenho marcadas algumas receitas, mas o tempo passa e ainda não foi este Natal que experimentei fazer. Mas olha, acho que vou fazer como tu, afinal não é preciso ser Natal para fazer receitas boas destas. E o teu está lindo e muito sugestivo. :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Do jeito que eu gosto de frutos secos, tenho a certeza que iria adorar comer uma fatia. E como o dia ainda não acabou - Um bom dia de amigas!

    ResponderEliminar
  5. Que bom aspecto amiga! Adoro gengibre cristalizado e só não babei porque estou a cometer o pecado de estar a comer casquinhas de laranja cobertas de chocolate que uma amiga me ofereceu hoje. Então agora eu é que te fiz crescer água na boca :)?
    Bom fim-de-semana,
    Beijinhos,
    Ana Love Craft
    www.lovecraft2012.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Também namorei essa receita no blog da Isabel, mas foste mais esperta que já fizeste e já comeste! A minha dieta, por enquanto, não permite, mas assim que permitir vou fazer pois adoro massas lêvedas! Feliz dia minha querida amiga! Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Hummmm, hummm e hummmm!
    Delícia!
    Ai amiga, isso deve ser muito bom mesmo. Aguei!
    Bjssssss

    ResponderEliminar
  8. Olá, Marcita,

    Estamos em sintonia, pois também publiquei uma receita de pão amanteigado e com frutas secas. E o mais interessante é que examinando a receita vi que as duas são muito parecidas, o que me faz saber que este pão é mesmo delicioso, rsrs.

    Beijo

    ResponderEliminar
  9. Hummmmmm...que delícia deve estar isto! A massa toda amarelinha, um cafezinho preto, passado na hora...Ai, pecado! Ainda mais no friozinho...tudo de bom!
    Bjs, amiga e ótimo final de semana!
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Márcia, adoro esse tipo de bolo. Até estou a salivar (gulosa!).
    Receita guardada com todo o carinho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Que maravilha de receita!
    Adorei!
    Beijinhos, Nath

    ResponderEliminar
  12. Olá querida Márcia,
    Eu adoro stollen e nunca fiz, mas tenho imensa vontade em fazer.
    O tradicional leva maçapão no meio, e vejo que este não leva, mas mesmo assim, adorei o aspecto e sou como tu: Massas lêvedas, fico logo com as antenas todas no ar!!!

    Quanto á tua questão sobre o Queen of Puddings, claro que podes usar a minha receita. Caso queiras, podes usar um doce à tua escolha e sabor que mais gostares e também podes variar no tipo de pão usado e usar tipo, croissants, brioche, ou até restos de stollen, lol!!
    Um beijinho e bom fim de semana querida e vou gostar muito de te ver pelo nosso desafio.
    Lia

    ResponderEliminar
  13. Este pão está mesmo apetitoso, já estou a salivar só de o ver :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  14. Boa noite Márcia!
    Este stollen de gengibre e laranja, deixa-me de água na boca.
    Pela sua apresentaçao é uma delícia.
    Bom fim de semana
    Grande beijo

    ResponderEliminar
  15. Humm que bom aspecto.
    Adorava comer uma fatia.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/01/quinze-dias-com-sophie-dahl-e-beringela.html

    ResponderEliminar
  16. Sei que minha ausência tem afastado pessoas
    tão querida por mim como você.
    Concordo esta cada dia mais difícil manter
    um blog no ar.
    De verdade só quem gosta muito e fez amizades
    que nenhuma ausência separa ou nos deixa esquecer.
    A 11 ano entrava acanhada com meu primeiro
    blog no ar.
    Fonte de Amor..
    Eu mantenho todos meus blogs no ar muitos
    eu tirei do ar ,
    mas aquele que foi o primeiro me acompanha pela vida afora.
    Sinto saudades das amizades que fiz
    nesses 11 anos.
    Mas hoje venho para te agradecer seu carinho
    que tanto significa para mim.
    Peço desculpas por hoje estar mais ausente
    muitas coisas também mudou para mim.
    Veio a dor e mesmo com dificuldade ainda tento
    prosseguir.
    Que Deus abençoe você em sua jornada.
    Um feliz Domingo.
    Deixo um beijo carinhoso
    e o convite para me visitar.
    E se for do seu gosto deixei mimo
    na postagem fique a vontade para levar.
    Abraços fraternos e eternos.
    Evanir..

    ResponderEliminar
  17. Que lindo que ficou Márcia! Muito obrigada por teres partilhado! Fico muito feliz por teres gostado! Grande beijinho! Isabel

    ResponderEliminar
  18. Também gosto, mas nem sempre acerto com as massas :P Essa parece mais que certa, deliciosa!

    ResponderEliminar